A Guiné Equatorial vai organizar a Taça das Nações Africanas de 2015 (CAN2015), em substituição de Marrocos, pelo que a seleção guineense vai participar no torneio, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol (CAF).
O acordo para a Guiné sediar a prova resultou de um encontro entre o chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, e o presidente da CAF, Issa Hayatou, de acordo com a informação que dá conta da introdução imediata da selecção deste país na competição.
“O Comité Executivo da CAF confirma que a Taça das Nações Africanas de 2015 terá lugar na Guiné Equatorial nas datas previstas [entre 17 de janeiro e 08 de fevereiro], e que a seleção nacional da Guiné Equatorial está qualificada para a fase final do torneio, uma vez que representa o país anfitrião”, indicou a CAF em comunicado divulgado no seu site.
As quatro cidades seleccionadas para a fase final do CAN2015 são Malabo, Bata, Mongomo e Ebebiyin, devendo o sorteio ter lugar no dia 03 de Dezembro próximo, em Malabo, capital equato-guinense.
Inicialmente, a prova estava marcada para o Reino de Marrocos, mas este desistiu da organização alegando a propagação do vírus do Ébola no continente africano.
De acordo com o jornal português O Jogo, Angola recusou organizar o CAN2015 de última hora.