Gelson Dala deixa o Antalyaspor na reabertura do mercado de transferências porque o Sporting, detentor do passe, está insatisfeito com a sua pouca utilização no clube da Turquia, em que somou apenas 415 minutos divididos por nove partidas.
De acordo com a edição online do jornal português O JOGO, a colectividade, que contratou o avançado angolano em 2016 ao 1º de Agosto, está à procura de um novo clube para que este possa recuperar o tempo perdido, na segunda metade da temporada.
Um regresso a Alvalade e uma consequente reintegração no plantel comandado por Silas foi, no entanto, descartado pela SAD verde e branca.
Um dos principais problemas que Gelson Dala tem enfrentado no emblema de Antalya é a falta de oportunidades de jogar na sua posição de origem.
Após uma temporada de grande nível no Rio Ave, onde alternou entre segundo avançado e extremo-esquerdo, o internacional angolano foi insistentemente utilizado como um 9 de referência pelo treinador Bulent Korkmaz e, posteriormente, por Stepjan Tomas, que substituiu o primeiro a meio do passado mês de Novembro.
Desta forma, o seu rendimento ficou longe do esperado e limita-se a um golo marcado: no empate (2-2) com o Eyupspor, da III Divisão, na segunda mão da quinta eliminatória da Taça da Turquia.
Contratado em Janeiro de 2016, Dala começou por ser integrado na equipa B dos leões e o seu impressionante pecúlio, traduzido em 13 golos em 17 jogos, valeu-lhe o “bilhete” para a equipa principal: Jorge Jesus lançou-o aos 89 minutos na recepção ao Chaves, na última jornada da Liga Lusa.
Na época seguinte, o angolano tinha como ambição afirmar-se com o leão ao peito, mas, após uma primeira metade de temporada com apenas um jogo disputado, foi cedido ao Rio Ave.
Apesar de ter jogado pouco no que restava da temporada 2017/2018, o emblema de Vila do Conde voltou a requisitar os seus serviços para 2018/2019 onde, aí sim, mostrou a sua qualidade: sete golos em 26 jogos.
Em 17 jogos, o Antalyspor ocupa a 16ª posição do campeonato turco com 14 pontos, numa prova liderada pelo Silvasspor com 37 pts.
De 23 anos de idade, Gelson foi o melhor marcador do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2016) com 23 golos, pelo 1º de Agosto.