Gala Palancas Negras vai homenagear também os ex-agentes do futebol nacional e a cidade de Mbanza Congo ‘Património da humanidade’


101 partilhas

Durante a conferência de imprensa que decorreu nesta terça-feira (21), o vice-presidente da Federação Angolana de Futebol, Dealdino Balombo, fez saber que nesta edição dos “Prémios de Futebol Palancas Negras”, não se limitarão apenas em homenagear os agentes do futebol que estão no activo mas também aqueles que já cessaram a careira. 

Gala Palancas Negras vai homenagear também os ex-agentes do futebol nacional e a cidade de Mbanza Congo 'Património da humanidade'

Pela primeira vez, de modo oficial, a FAF vai poder distinguir os melhores do futebol em Angola, de modo a preencher o vazio e credibilizar o histórico, a distinção abrangerá também os agentes de futebol aposentados que outrora conseguiram dignificar essa modalidade.

“Não queremos que estes prémios sejam apenas cingidos à aqueles que hoje fazem futebol, temos que olhar um pouco a nossa história, não há premiados na história, não há presentes em história, então nós vamos ao longo dos anos premiar algumas figuras que no passado fizeram futebol e hoje nos dão honra de cá estar, não serão todos ao mesmo tempo, vamos fazer isso durante os próximos quatro anos este reposicionar do passado”, disse o vice-presidente da FAF.

Contudo, figuras como Zé Calanga, Flávio Amado, Oliveira Gonçalves, Figueiredo, André Macanga, entre outros agentes do futebol que representaram a selecção nacional de futebol no Mundial de 2006 na Alemanha, poderão pela primeira vez serem galardoados. A gala também homenageará a cidade de Mbanza Congo, que recentemente foi reconhecida como património histórico da humanidade.

Gala Palancas Negras vai homenagear também os ex-agentes do futebol nacional e a cidade de Mbanza Congo 'Património da humanidade'

Recorde-se que gala será realizada em Luanda, no Centro de Conferência de Belas, no dia 16 de Dezembro do corrente ano. Nesta primeira edição foram convidadas figuras do desporto a nível internacional (Cristiano Ronaldo, Diego Maradona, Nuno Gomes, Ronaldo “fenómeno”, entre outros) para participarem da mesma.

 

Por: Garcia Alberto

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

101 partilhas