Fórmula 1 quer introduzir “Safety Car” que não precisa de motorista


74 partilhas

Com o objetivo de promover a tecnologia que permite carros andarem sozinhos, sem um humano ao volante, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) considera introduzir veículos autônomos na Fórmula 1.

O veículo que rodaria sozinho pelos circuitos, no caso, seria o safety car (carro de segurança), que costuma entrar e ditar o ritmo do pelotão sempre que há uma situação de risco na pista. Marcin Budkowski, chefe do departamento técnico de Fórmula 1 da FIA, acredita que o safety car sem piloto pode ser uma boa maneira de promover os avanços tecnológicos da industria automotiva sem ter de mexer na essência da categoria.

Recorde-se que já existe, na F1, um tipo de carro de segurança que não precisa de piloto: o safety car virtual. Em vez de um veículo entrar na pista, um sinal é dado por todo o traçado e os pilotos precisam andar em uma velocidade controlada, sem ultrapassagens. Do mesmo jeito, a tecnologia de carros autônomos também já está presente no automobilismo, com a Roborace, categoria que compete junto com a Fórmula E e que já realizou alguns testes em 2017.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

74 partilhas