Finalista Angolana seleccionada para a “Odisseia Ranger da Ford”


Quatro dias intensos, repletos de acção, avaliação e formação no Boot Camp, realizados na pequena cidade de Karoo, em Prince Albert, entre 18 e 21 Junho, levaram à selecção dos 20 melhores concorrentes para a Odisseia Ranger 2015 da Ford na Namíbia.

Um total de 38 concorrentes participaram no Boot Camp, tendo sido escolhidos entre milhares de inscrições Online recebidas para o evento deste ano emwww.rangerodysse y.com e através dos eventos que os concessionários organizaram nos mercados seleccionados da África Subsariana. O grupo foi composto por 29 sul-africanos, juntamente com quatro participantes da Nigéria, dois de Moçambique e da Costa do Marfim, e um de Angola.

Deborah Almeida, de 29 anos, oriunda de Luanda, ficou apurada no Boot Camp e representará Angola no evento final.

Deborah é farmacêutica e possui uma experiência comprovada em ralis, tendo competido em várias provas desde 2012, como os campeonatos de rally em Angola, entre outras “A última prova foi muito difícil, acabei em oito horas, num clima muito frio, com a travessia difícil de rios, num Buggy 4×2“Toda a minha família está envolvida com carros e automobilismo e estou ansiosa para partilhar alguns dos conhecimentos que adquiri no Boot Camp com eles “, referiu a concorrente.

Juntamente com o resto dos participantes do Boot Camp, a aventura de Deborah começou na quinta-feira, 18 de Junho, com instruções detalhadas sobre os aspectos teóricos da Ford Ranger 4×4 e condução em geral, juntamente com as informações cruciais de técnicas de recuperação de veículo. Depois a equipa teve de transportar a sua bagagem a pé até à área de acampamento, a cerca de 2.5km de distância, onde montaram as tendas, para passarem a noite de Inverno sob as estrelas.

Na sexta-feira os participantes partiram às 5 da manhã para aquecerem, num percurso de nove quilómetros de trilho. Depois tiveram a primeira oportunidade de levar a poderosa Ford Ranger para fora da estrada e percorrer o leito seco do rio Gamka, a 12 km de Prince Albert, onde foram colocados uma série de obstáculos desafiadores e que para muitos, no grupo, foi a primeira vez que tinham conduzido a Ranger ou conduzido off-road.

Desde a escalada de bancos de areia, a subidas e descidas rochosas desafiadoras, os trilhos eram apertados e técnicos mas tinham de tudo e os participantes ficaram maravilhados com a capacidade que a Ranger provou ter em tarefas particularmente intimidantes. Aprender como é feita a recuperação de veículos é fundamental antes de embarcar em qualquer expedição 4×4 – e em particular nas rotas difíceis e remotas previstas para este ano na Odisseia Ranger 2015, no extremo norte ocidental da Namíbia. Os instrutores Ford levaram os participantes a operar guinchos com um jack de alta elevação usando ascensores e cordas de recuperação para libertar um veículo encalhado.

O terceiro dia focou-se essencialmente em condução segura e os participantes revezaram-se atrás do volante numa frota de 17 veículos para atravessarem a belíssima passagem de Swartberg, conduzindo através de Groenkloof até Calitzdorp com a paisagem cénica de Seweweekspoort.

Com o cansaço e a fadiga a começarem a fazer-se sentir, o quarto dia começou ainda mais cedo, às 04.30 da manhã, com instruções sobre navegação GPS dadas pela equipa do Navworld que está a fornecer as unidades Garmin para serem usadas na Odisseia Ranger.

A avaliação final foi composta por uma entrevista com o júri composto pelos instrutores da Ford, a tripulação, meios de comunicação e um representante da Ford África do Sul. Ao longo do Boot Camp os participantes foram pontuados e avaliados diariamente em variados aspectos, incluindo atitude geral e interacção com o grupo, compreensão de elementos práticos e teóricos de condução 4×4, capacidade de comunicação e liderança, bem como comportamento geral.

Top 20

O Boot Camp revelou quais dos semifinalistas são suficientemente resistentes, com o nível certo de perseverança e disposição ideal para a aventura e o desafio de 12 dias na Namíbia.

“A acção no Boot Camp foi intensa mas tivemos um grande grupo de concorrentes e todos deram tudo de si, divertiram-se e aprenderam muito durante estes quatro dias”, disse Tracey Delate, o Director de Marketing da Ford Motor Company da África Austral (FMCSA). “Os 20 finalistas escolhidos para a Namíbia representam uma mistura fantástica de indivíduos, que trazem um excelente nível de energia, entusiasmo, camaradagem e desejo de aventura a este evento. Estamos ansiosos por partir com eles para a Namíbia em Julho para esta experiência espectacular”.

Entre os finalistas estão 14 sul-africanos, juntamente com dois elementos da Nigéria e da Costa do Marfim, bem como um Moçambicano e uma Angolana.

Nome

País

Cidade

Idade

Deborah Almeida

Angola

Luanda

29

Dino Ribeiro

Mozambique

Maputo

33

Ismail Diara

Ivory Coast

Abidjan

41

Morou Taoua

Ivory Coast

Abidjan

40

Giftson Onuiri

Nigeria

Lagos

31

Moyosore Fawol

Nigeria

Lagos

31

Amogelang Senokwane

South Africa

Johannesburg

28

Charlton Botha

South Africa

Cape Town

31

Gavin Jones

South Africa

Johannesburg

30

Ginette Chubb

South Africa

Pietermaritzburg

37

Helena Higgins

South Africa

Cape Town

42

Israel Skosana

South Africa

Sandton

33

Jacobus Muller

South Africa

Pretoria

28

Johan Henn

South Africa

Barberton

32

Liane Van Dyk

South Africa

Pretoria

23

Melani Kruger

South Africa

Vanderbijlpark

25

Mohammed Omarjee

South Africa

Durban

29

Monica Nkosna

South Africa

Pretoria

34

Simon Siaga

South Africa

Magaliesberg

31

Xoliswa Nontanda

South Africa

Durban

32

Exit mobile version