Fifa divulga lista dos 23 jogadores que estão na corrida pela “Bola de Ouro”


Cristiano Ronaldo, que venceu o prémio em 2008 e 2013, venceu este ano a Liga dos Campeões ao serviço do Real Madrid, batendo o recorde de golos numa só época na competição, com 17 golos.

A Fifa, junto à revista “France Football”, divulgou nesta terça-feira a lista de candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo neste ano, e o título mundial da Alemanha teve mesmo grande peso nas escolhas. Seis indicados estiveram no elenco campeão do mundo no Brasil – Mario Götze, Toni Kroos, Philipp Lahm, Thomas Müller, Manuel Neuer e Bastian Schweinsteiger -, enquanto outros atletas também tiveram uma boa participação no Mundial como trunfo, como Javier Mascherano, Paul Pogba e James Rodríguez.

No Real Madrid, além de Cristiano Ronaldo, são também candidatos Gareth Bale, Karin Benzema, Toni Kroos, Sérgio Ramos e James Rodriguez;

O Barcelona tem quatro jogadores na lista, com Lionel Messi à cabeça, seguindo-se Andres Iniesta, Javier Mascherano e Neymar. O Chelsea de José Mourinho apresenta Diego Costa, Thibaut Courtois e Eden Hazard. Angel Di Maria (Manchester United), Yaya Touré (Manchester City), Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) e Paul Pogba (Juventus) completam a lista de 23 nomes.

Nos candidatos da France Football a treinador do ano, José Mourinho volta a ser o único português na lista, onde estão também nomes como Carlo Ancelotti, do Real Madrid, ou Louis Van Gaal, do Manchester United.

Os três finalistas para as duas categorias serão anunciados no dia 1º de dezembro, enquanto o grande vencedor será revelado em 12 de janeiro de 2015, na tradicional festa Fifa Gala, em Zurique. Todos os indicados foram selecionados por especialistas do Comitê de Futebol da FIFA e por um grupo de jornalistas da France Football.

A partir de agora, técnicos, capitães e jornalistas de cada país filiado à Fifa votarão para decidir o melhor jogador do mundo, com prazo limite em 29 de novembro. Instituída em 2010, a Bola de Ouro da Fifa, passou a ser uma fusão do prêmio instituído pela revista francesa (primeira edição em 1956) e o da entidade (indicação inicial em 1991), denominado o Melhor Jogador do Mundo.

Confira os dez treinadores indicados

Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid)
Antonio Conte (Itália/Juventus/seleção da Itália)
Pep Guardiola (Espanha/Bayern de Munique)
Juergen Klinsmann (Alemanha/seleção dos EUA)
Joachim Low (Alemanha/seleção da Alemanha)
Jose Mourinho (Portugal/Chelsea)
Manuel Pellegrini (Chile/Manchester City)
Alejandro Sabella (Argentina/seleção da Argentina)
Diego Simeone (Argentina/Atlético de Madrid)
Louis van Gaal (Holanda/ seleção da Holanda/Manchester United)

Exit mobile version