O Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Basquetebol indeferiu o recurso apresentado pelo Petro de Luanda para a inscrição do poste angolano Yanick Moreira, para disputar o Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (BIC Basket).
O basquetebolista viu a sua inscrição pela formação “tricolor” inicialmente impedida pelo conselho técnico da FAB, por considerar que o clube já tinha atingindo o número limite de atletas elegíveis para participação nas competições programadas para a presente época desportiva.
O Petro havia solicitado a anulação da inscrição do jogador Eduardo dos Nascimento Borges Ferreira, que se transferiu para a Atlético Sport Aviação (ASA), abrindo assim uma vaga no plantel.
De acordo com o comunicado da FAB chegado hoje à Angop, ao contrário do que alega o clube, o atleta Eduardo Ferreira já havia disputado jogos nesta temporada pela formação do eixo-viário, precisamente no campeonato provincial.
Segundo o documento, o Conselho Jurisdicional, após análise dos factos, considera que o pedido de inscrição de Yanick Moreira não reúne os requisitos necessários e julga improcedente o recurso apresentado pelo Petro Atlético de Luanda.
De 2,11 metros, Yanick Moreira representou a selecção nacional no Mundial da Espanha, em 2014, tendo apontado 38 pontos no desafio diante da Austrália, estabelecendo o recorde de pontos num único encontro.
Esteve também no Afrobasket2015, na Tunísia, onde Angola terminou na segunda posição.
Antes de ir para a liga francesa, onde actuou no Rouen Metropole, representou a Universidade Metodista dos Estados Unidos da América, tendo tentado acesso, sem sucesso, à NBA no ano passado.