Além de premiar os actuais fazedores do ‘desporto Rei’ a nível nacional, a gala da FAF, realizada neste sábado (16), serviu também para homenagear figuras emblemáticas do futebol que estiveram em destaque pós-independência, bem como a cidade do Mbanza Congo, que recentemente foi reconhecida internacionalmente como património da humanidade.
Para 1º edição foram homenageados apenas 25 ex-agentes de futebol, que durante os primeiros 10 anos após a independência (1975 a 1985), destacaram-se nas suas respectivas equipas, bem como na selecção nacional, dentre eles ex-jogadores, ex-dirigentes, nomeadamente: Rui Araújo,Salviano Magalhães, Dionisio de Almeida, Rui Gomes, Manecas Leitão,Napoleão Brandão, Pedro Garcia,Carlos Alves, Domingos Inguila,Arnaldo Gamonal, Ti Guimas,João Lara, Luis Gomes dos Santos,Manuel Pimentel, Ruben Garcia,Eduardo Laurindo,Ti Lino, Sarmento Seke, Nicolas Berardinelli, Manuel Lote, Herminio Escórcio, Daniel Ndunguidi, Bastos de Almeida “Likas” Eduardo Laurindo, Lutero da Mota ( homenagem postuma).
Na vertente feminina foram homenageadas apenas 3 figuras que na mesma época praticaram futebol, Guigui, Irene Gonçalves e Eufrazina Maiato. As associações de futebol de Luanda, Benguela e Uíge, foram igualmente reconhecidas pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos.
O público presente rendeu homenagem de um modo honroso, todos se colocaram de pé e não pouparam as salvas de palmas, enquanto o Secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida, fazia entrega dos galardões.
Por: Garcia Alberto.