Houve surpresa na última jornada do Grupo D, com a Croácia a bater a Espanha (2-1) e a subir ao primeiro lugar do agrupamento. Os croatas vão defrontar um dos melhores terceiros classificados, enquanto os espanhóis ficaram de encontro marcado com a Itália.
Em Bordéus, a Espanha alinhou com o “onze” que tinha entrado de início nas duas partidas anteriores e chegou à vantagem logo aos sete minutos: tudo começou num grande passe de David Silva para Fàbregas, que depois fez a assistência para Morata, que só teve de encostar.
Porém, os croatas não baixaram os braços. Kalinic obrigou De Gea a uma boa defesa, e depois Rakitic acertou nos ferros: após um mau passe do guardião, o médio do Barcelona disparou de imediato – a bola passou por cima do guarda-redes, mas tocou na trave e no poste e não entrou.
Mas o golo do empate surgiu ainda antes do intervalo. Perisic, na esquerda, fez o passe e Kalinic finalizou de forma requintada, com um toque de calcanhar. Foi o primeiro golo sofrido pela Espanha no Euro 2016 – e apenas o quinto desde o arranque da fase de grupos do Euro 2008.
Só que a maior surpresa ainda estava para vir. A Espanha falhou um penálti aos 72’, com Sergio Ramos a permitir a defesa de Subasic. E a Croácia castigou a “roja” aos 87’, num remate de Perisic que desviou ligeiramente em Piqué e entrou.
Equipas qualificadas para os oitavos-de-final
Grupo A: França (1.º), Suíça (2.º)
Grupo B: País de Gales (1.º), Inglaterra (2.º), Eslováquia (3.º)
Grupo C: Alemanha (1.º), Polónia (2.º)
Grupo D: Croácia (1.º), Espanha (2.º)
Grupo E: Itália (1.º)
Grupo F: Hungria
Equipas eliminadas
Grupo A: Roménia
Grupo B: Rússia
Grupo C: Ucrânia
Jogos dos oitavos-de-final
Suíça-Polónia, em Saint-Etienne