Cristiano Ronaldo revela segredo para a longevidade no futebol: – “Sinto-me como se tivesse 30”


O avançado português que completa 37 anos em Fevereiro, revelou recentemente o segredo para a longevidade no futebol e a performance ao alto nível apesar da idade. Cristiano Ronaldo destacou que nos últimos anos aprendeu a cuidar-se.

Em numa entrevista a um canal de televisão brasileiro, o capitão da selecção portuguesa apontou o rigor e a disciplina que tem com o seu corpo, não esquecendo o factor psicológico, como pontos importante para manter a longevidade no futebol.

“Não vou dizer 25 para não exagerar, mas me sinto como se tivesse 30 anos. Cuido bastante do meu corpo e da minha mente, foi algo que aprendi nos últimos anos: depois dos 33, o corpo vai continuar a respeitar-te quando precisares dele, mas a batalha mais dura é mental. Nós passamos por várias coisas para conseguir manter o alto nível. É o mais difícil. No que tenho focado é o mental, porque sei que o corpo vai aguentar, porque respeito-o muito e dou-lhe muitos mimos”, disse o craque português.

Ronaldo explicou que está focado no presente com o Manchester United, mas que no futuro planeia continuar a jogar até aos 40 anos, sendo que o mais importante é continuar a “desfrutar do momento”.

“No meu ponto de vista, a capacidade que temos de ter é a adaptação. É a palavra mais adequada ao jogador de futebol, para conseguir jogar por alguns anos. Eu consegui ter esse equilíbrio. Saber adaptar a cada idade a uma nova filosofia de jogo, de corpo e mente. Isto é dedicação de muitas horas, diárias, semanais, mensais, anuais e estar aqui a competir há 20 anos”.

Exit mobile version