O meia-atacante gabonês do Estrela Vermelha, Guélor Kanga, de acordo os seus documentos actuais está agora com 32 anos e nasceu em Oyem, no dia 1 de Setembro de 1990. No entanto, a Federação Congolesa (FECOFA) assegura que na realidade seu nome não é Guélor Kanga, mas sim Kiaku Kiaku Kiangani e nasceu em Kinshasa, República Democrática do Congo, em 5 de outubro de 1985 tendo a sua mãe falecido no início de 1986. A história controversa tem gerado uma fervorosa polémica no mundo do futebol.
De acordo com as informações passadas pela Federação Congolesa, tendo em conta os dados dos actuais documentos do jogador, este nasceu quatro anos após a morte da sua mãe. Este assunto viralizou na internet, depois da descoberta de dados muito importantes que provam a existência de redução de idade no desporto.
Os congoleses estão convencidos de que o desportista falsificou a sua identidade e adquiriu a nacionalidade gabonesa quando chegou ao clube GBI, da Segunda Divisão gabonesa. O caso de Guélor Kanga está actualmente na mesa da Federação Africana de Futebol.
A Federação Gabonesa de Futebol pode ser condenada por falsificação em relação aos documentos administrativos por parte de Guélor Kanga e também por não cumprir o procedimento da FIFA relativo à sua mudança de nacionalidade desportiva, caso seja considerada culpada.
Por: Edson Cruz