De uma simples busca por melhorar as suas técnicas de luta no chão, nasceu uma paixão que hoje coloca Miguel Ângelo Caiongo, de apenas 23 anos, entre os nomes mais promissores do Jiu-Jitsu angolano no cenário internacional. O jovem atleta, actualmente a treinar na prestigiada Academia Alliance Lisboa, já soma importantes conquistas, incluindo o título de campeão europeu da CBJJE, em Portugal, na categoria de peso médio de 82 kg, faixa azul.

Foto: Cedida
Em uma recente entrevista concedida ao AngoRussia, Miguel revelou que começou no Jiu-Jitsu, com o objectivo de evoluir nas técnicas de submissão, mas foi surpreendido pelo impacto mental e pessoal da modalidade.
Mesmo com talento e dedicação, o percurso em Angola foi marcado por dificuldades, principalmente a falta de oportunidades e patrocínios. Ainda assim, o atleta não desistiu e hoje representa o país com orgulho em competições internacionais, onde a bandeira angolana tem sido cada vez mais notada.
A sua rotina intensa de treinos, conciliada com faculdade e trabalho, é um verdadeiro desafio, mas Miguel garante que com disciplina e o apoio certo, como o da sua actual academia, tudo é possível.
Aos jovens que sonham em seguir no Jiu-Jitsu, deixa uma mensagem de motivação:
“Os desafios passam. Não desistam. Continuem a representar e a defender a bandeira do Jiu-Jitsu angolano.”
O Campeonato Europeu da CBJJE é a primeira edição oficial na Europa organizada pela CBJJE, que traz o Jiu‑Jitsu desportivo, nas modalidades GI e No‑GI, para o calendário internacional. Nele, competidores de várias categorias (Kids, Juvenil, Adulto e Masters) representam suas academias em busca de títulos continentais.





