A Comissão Multissectorial para Prevenção e Combate à Covid-19 (CMPCV), autorizou esta terça-feira(28), a realização, à portas fechadas, de treinos e jogos federados nas modalidades de futebol e basquetebol, que haviam sido suspensos na última sexta-feira.
Segundo uma estação emissora de rádio nacional, a decisão surge na sequência do cancelamento das competições desportivas federadas, constante do último Decreto Presidencial datado de 23 do corrente mês e tornado público pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
O documento sublinha que os jogadores, árbitros, treinadores, dirigentes, apanha-bolas, efectivos da segurança, jornalistas e outros envolvidos, devem apresentar teste negativo à Covid-19, até duas horas antes de cada partida.
Acrescenta que para a realização das provas federadas, nas duas modalidades, as federações devem, com antecedência, solicitar autorização junto da Comissão Multisectorial.
Justifica a não realização da corrida de fim-de-ano, São Silvestre, pelo facto de apresentar elevado risco para a propagação da Covid-19, por envolver milhares de pessoas.
As actividades desportivas federadas foram suspensas a semana passada, em consequência do aumento de casos de contaminação por Covid-19 nos últimos dias, em todo o país.
Após a suspensão das actividades desportivas federadas, vários agentes do sector defenderam a realização de jogos à porta fechada, antecedidos de testagem.