Cidadela desportiva será reabilitada e privatizada ainda este ano


O Estádio da Cidadela desportiva, que por várias vezes esteve à beira da demolição, será reabilitado e privatizado ainda este ano, depois de um estudo de laboratório feito por uma equipa de engenheiros angolanos, que determinou que a infraestrutura é recuperável.

A informação foi veiculada pela Angop, nesta quarta-feira, e cita o chefe de departamento para as infra-estruturas do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), Moisés Cabenda, a afirmar que um estudo do Laboratório de Engenharia de Angola indicou que o imóvel é recuperável, e os dados demonstram que o primeiro espaço está intacto, ao contrário do segundo que carece de uma rigorosa reabilitação.

A recuperação dos Estádios e Pavilhões oficiais do país e passagem à gestão privada é um programa do Governo, por via do Ministério da Juventude e Desportos, numa altura em que maior parte enfrenta problemas de manutenção e de gestão.

Localizado no Distrito Urbano do Rangel, o imóvel, com capacidade para 60 mil espectadores, foi interditado há mais de uma década pela Confederação Africana de Futebol, devido à degradação, fundamentalmente de algumas placas de betão no segundo anel.

Inaugurado em 1972, ainda na era colonial, o recinto tem servido apenas para treinos ocasionais para algumas selecções de formação e de equipas concorrentes no Campeonato Nacional de Futebol “Girabola”, com destaque para o Progresso Sambizanga e Kabuscorp do Palanca.

Reinaugurado a 10 de Dezembro de 1981, por ocasião do extinto Jogos dos Países da África Central, a infra-estrutura já sofreu inúmeras obras de benfeitorias, mas hoje as condições não oferecem segurança aos espectadores.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *