Em um jogo emocionante, com chances de golo até o último minuto, o Celta recebeu o Barcelona neste domingo, fez um primeiro tempo de cinema e venceu por 4 a 3, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. Neymar marcou de pênalti, e o grande vilão do time catalão foi o guarda-rede Ter Stegen, que errou em duas saídas de bola que resultaram em golos da equipe de Vigo.
Já se está a tornar um hábito. Pela segunda época consecutiva, o Barcelona saiu derrotado da sua viagem aos Balaídos frente ao Celta de Vigo, perdendo a oportunidade de se isolar na liderança face ao empate do Real Madrid com o Eibar. Num jogo cheio de golos e emoção, os galegos triunfaram por 4-3, sendo que, em 2015-16 tinham vencido por 4-1. Com esta derrota, a equipa de Luís Enrique baixou à quarta posição, deixando as duas equipas de Madrid, Atlético e Real, na frente, com o Sevilha a ocupar a segunda posição.
Têm sido, de facto, traumáticos os regressos de Luís Enrique a Vigo como adversário da equipa que o projectou para o Barcelona. Desta vez, o técnico asturiano só se pode queixar de alguma intensidade na fase inicial do jogo e de muitos erros defensivos. A ausência de Messi por lesão e a poupança de alguns habituais titulares (Iniesta e Mascherano) fizeram o restou.
Num ápice, o Celta viu-se a ganhar por 3-0. Pione Sisto inaugurou o marcador aos 21’, Iago Aspas aumentou para 2-0 aos 31’ e Jeremy Mathieu marcou na própria baliza aos 33’. Adivinhava-se mais uma goleada, mas o “Barça” meteu uma mudança acima na segunda parte e durante algum tempo ainda cheirou a remontada.
Gerard Piqué reduziu para 3-1 aos 58’ e Neymar, de penálti, fez o 3-2 aos 64’, após uma falta cometida na área galega sobre André Gomes. Quando a pressão catalã era total, um disparate do guarda-redes alemão Ter Stegen permitiu a Pablo Hernández fazer o 4-2 aos 77’. Piqué ainda reduziu para 4-3 aos 87’, mas o Barcelona deixou mesmo os três pontos em Vigo.
Com a derrota fora de casa neste domingo, o Barcelona não aproveitou o tropeço do Real Madrid no Eibar e perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Espanhol. O time comandado por Luis Enrique soma 13 pontos em sete rodadas e ocupa a quarta colocação na tabela. Quem lidera é o Atlético de Madrid, com 15 pontos, seguido pelo Real Madrid (14). O Celta de Vigo tem dez pontos e está em décimo.