Bruno Fernando com perspectiva de se tornar um jogador de topo na NBA


Embora a temporada da NBA do Atlanta Seahawks tenha terminado há muito tempo – eles não foram incluídos na “bolha” do reinício na Disneylândia devido à sua baixa classificação na Conferência Leste (o segundo da última posição, com apenas o Cleveland Cavaliers abaixo deles) – eles fizeram história ao contratar Bruno Fernando, o primeiro jogador angolano a jogar na NBA.

O jovem de 22 anos nasceu em Luanda, tem uma altura de 2,06m. O poderoso extremo chamou a atenção dos olheiros dos EUA quando representou Angola no Campeonato Mundial Sub-17 da FIBA de 2014, e ele logo se juntou à Academia Montverde (colégio) na Flórida.

Publicidade

Era para ser o primeiro de 56 jogos para Fernando nesta temporada, antes que a campanha dos Seahawks fosse interrompida pela pandemia do coronavírus e um histórico mau que os excluiu do reinício. O estreante deu sinais de grande promessa, mas ainda há espaço para melhorias, de acordo com o técnico Lloyd Pierce.

“A velocidade do jogo é provavelmente o maior desafio para [Fernando]” , disse Pierce. “Ele tem sido um grande jogador físico, jogado no nível colegial. E ele é um grande jogador físico e complementar a este nível, que está aprendendo a jogar contra caras que são igualmente grandes – ou maiores – e muito mais rápidos”.

“Sentimos que havia mais nele, daquilo que fomos capazes de ver em Maryland”, disse o director geral do Hawks, Travis Schlenk, sobre Fernando. “Vamos vê-lo sair e atirar em três. Ele vai ser um bom lançador de três pontos nesta liga”.

Fernando pode não ter arrancado árvores na sua primeira temporada da NBA, mas a perspectiva de se tornar um jogador de topo é muito real para o angolano, que estará ansioso por regressar à acção competitiva quando a temporada 2020-21 começar mais tarde este ano.

Sua carreira na faculdade foi de 2017 a 2019 e o viu jogar pelo Maryland Terrapins, antes de ser a 34ª escolha geral no draft da NBA no ano passado, escolhidos pelo Philadelphia 76ers antes de ser negociado pelo Atlanta Seahawks.

Recorde-se alguns dos números da temporada de estreia de Bruno Fernando, em 2019-20:

Minutos por jogo – 12,7
Percentagem de lançamento de campo: 51,8%
Percentual de três pontos: 13,5%
Percentagem de lances livres: 56,9%
Pontos por jogo – 4,3
Rebotes por jogo – 3,5
Assistências por jogo – 0,9
Bloqueios por jogo – 0,3

A acção da NBA está presente ao vivo e em alta definição na DStv, no canal ESPN, posição 619.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *