Nos anos que esteve em Barcelona, Nolito nunca passou de um figurante. Foi figura na equipa B, jogou alguns minutos na equipa principal quando a parada não era alta. Ganhou alguma notoriedade quando rejeitou a Catalunha para jogar no Benfica, mas só quando regressou a Espanha para jogar no Celta de Vigo é que o extremo andaluz verdadeiramente saltou para a ribalta.
De pouco adiantou o poder de fogo de um ataque formado por Messi, Neymar e Luis Suárez. Na estreia oficial do uruguaio no Camp Nou, a torcida catalã viu o argentino e o brasileiro esbarrarem no travessão duas vezes cada e o novo camisa 9 parar nas defesas do goleiro Sergio Álvarez. Quem acertou foi Nolito, um belo passe de calcanhar que deixou Larrivey livre para fazer o gol que determinou a derrota do Barcelona por 1 a 0 para o Celta, neste sábado, pela décima rodada do Campeonato Espanhol.
Depois de ter passado as primeiras oito jornadas sem derrotas e sem golos sofridos, o Barcelona sofreu o seu segundo desaire, depois de ter perdido no clássico com o Real Madrid no Santiago Bernabéu por 3-1, e perdeu também a liderança da liga espanhola, que agora pertence aos “merengues”, vitoriosos no encontro com o Granada.
O Atlético de Madrid, por seu lado, também passou o Barcelona graças a um triunfo caseiro sobre o Córdoba por 4-2. Griezmann marcou dois para os “colchoneros”, que contaram ainda com golos de Mandzukic e Raul Garcia, enquanto Nabil Ghilas, avançado argelino emprestado pelo FC Porto, marcou os dois do Córdoba.
A queda do Barcelona na classificação pode ser ainda maior neste domingo. Os catalães podem acabar a jornada na quinta posição, caso o Sevilha consiga, no mínimo, um empate na deslocação ao terreno do Athletic Bilbau, e se o Valência triunfar em Villarreal.