O sorteio da Uefa, nesta sexta-feira, definiu um “clássico catalão” nas semifinais da Liga dos Campeões: treinado por Pep Guardiola, o Bayern pegará o Barcelona na disputa por uma vaga na final da competição – será a primeira vez que o ídolo enfrentará o ex-clube como técnico. O outro confronto será entre o atual campeão Real Madrid e o Juventus, que volta à fase do torneio após 12 anos ausente.
Pep Guardiola, actual treinador do Bayern Munique, vai regressar à Catalunha, uma vez que o sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões ditou um Barcelona-Bayern Munique. Os germânicos jogam a segunda mão no seu estádio.
Trata-se da reedição da meia-final de 2013 em que os germânicos seguiram em frente com um somatório de 7-0, antes de derrotarem o Borussia Dortmund na final, conquistando o seu quinto título continental.
Comentando o resultado do sorteio, Paul Breitner, representando do Bayern em Nyon, deu a partida com o FC Porto como fonte inspiradora para a eliminatória que a formação alemã tem pela frente. “Terça-feira realizámos uma das melhores primeiras partes da história da Champions [cinco golos marcados em 45 minutos]. Teremos que fazer algo semelhante nos dois jogos contra o Barcelona”, disse.
O outro jogo das meias-finais da prova coloca frente a frente a Juventus e o Real Madrid, com a primeira mão a disputar-se em Turim.
O clube espanhol, onde jogam os portugueses Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo e que procura revalidar o título de campeão europeu de clubes conquistando o seu 11.º troféu, terá pela frente uma recuperada Juventus, que lidera com grande à vontade a Liga italiana e que reaparece numa meia-final da Liga dos Campeões 12 anos depois.
Os encontros da primeira mão disputam-se a 5 ou 6 de Maio, enquanto as segundas mãos realizam-se a 12 ou 13 Maio. A final terá lugar dia 6 de Junho, em Berlim.
Esta poderá ser a terceira temporada seguida com uma final entre equipes do mesmo país. Em 2012/2013, o Bayern superou o Borussia Dortmund em Londres, por 2 a 1, na decisão entre alemães. Já em 2014/2015, o Real Madrid bateu o Atlético de Madrid, por 4 a 1, no clássico espanhol disputado em Lisboa.