BAL: Petro de Luanda vence FAP dos Camarões e vai aos quartos de finais


O Petro Atlético de Luanda, de Angola, teve que suar  para derrotar o FAP dos Camarões por 64-66, nesta quinta-feira (20) de Maio, em jogo da segunda jornada do Grupo B da Basketball África League que decorre em Kigali, no Ruanda. Com o feito, a equipa angolana qualificou-se para os quartos-de-finais.

Com este triunfo, os “tricolores” lideram o grupo com quatro pontos e independentemente do resultado no último jogo (dia 23) ante o AS Salé do Marrocos, juntam-se às oitos equipas que disputarão a outra fase.

Publicidade

No confronto de hoje, o representante angolano experimentou dificuldades perante um adversário cujo técnico, Lazare Adingonó, liderou o Petro na conquista da Taça dos Clubes Campeões de África em 2015 e em dois campeonatos nacionais, o último dos quais em 2019.

O grupo liderado pelo brasileiro José Neto entrou a perder, mas rapidamente começou a reagir, tendo passado à frente do marcador (11-10) ainda no primeiro quarto. Entretanto, o Petro saiu a perder ao cabo dos primeiros 10 minutos (20-21).

Equilibrado, o jogo chegou ao intervalo com os tricolores a vencerem por dez pontos de diferença (42-32) mesmo tendo registado no cômputo dos dois primeiros períodos maior percentagem de perdas de bolas (12% contra 11%).

No terceiro período, apesar de algumas “pedras” fundamentais demonstrarem fraco nível exibicional, a exemplo de Leonel Paulo, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, os angolanos foram melhores e voltaram a triunfar por 56-47.

A recta final foi dramática. A vencer apenas por dois pontos de diferença (66-64), a 24 segundos para o fim da partida, o Petro perdeu o ataque e quase permitiu a igualdade ou vitória ao adversário, que no entanto também falhou o lançamento.

Antwan Scott, com 23 pontos e três ressaltos, foi o melhor “cestinha “ e o MVP da partida, sendo Amadou Harouna, com 17 pontos, o que mais pontuou pelo FAP dos Camarões.

Os petrolíferos voltam a entrar em cena no próximo domingo quando defrontar a Association Sportive de Salé do Marrocos, enquanto o FAP vai medir forças com o Association Sportive de la Police do Mali.

 

AR/Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *