O atleta angolano Yuri Valentim, consagrou-se vencedor recentemente, em Madrid, na Espanha, durante o campeonato mundial de fisiculturismo, pela “International Fitness and Bodybuilding Federation”, com medalhas de ouro, na categoria, “Classic Physique Elite”.
Yuri Valentim sagrou-se campeão do mundo, deixando em segunda posição o atleta francês Maxime Ratier, seguido pelo belga Joseph Peters, na classe onde foram premiados os dez primeiros classificados.
“Os adversários estavam em alto nível. Angola preparou-se e conseguiu destacar-se em primeiro lugar. Participaram mais de 20 países, mas fomos os melhores e conseguimos pontuações em vários ângulos. Estou muito feliz. Foi fantástico! Estou alegre com essa conquista. Estamos de parabéns”, disse o atleta Yuri numa nota enviada ao AngoRussia.
Por outro lado, Venâncio Bento “Aquiles”, conquistou a medalha de bronze, ladeado de Mika Sihvonen, da Finlândia, na primeira posição e Eddy Wilson, do Suriname, país da América do Sul, no segundo lugar, prova em que o ganês Gadwin Frimpong e o alemão Rico Lehmann foram desqualificados.
“Foram momentos marcantes. Foi uma honra representar Angola. Fiquei em terceiro lugar. Aumenta os índices emocionais para bater de frente com os melhores do mundo nas provas que se avizinham. Estou muito satisfeito. Agradeço, a Federação, o Ministério da Juventude e Desportos e todas as instituições que se juntaram à causa para que fosse possível”, esclareceu Venâncio.
Ainda segundo o Presidente da Federação Angolana de Fisiculturismo, Bráulio Martins, o pódio composto por Angola, França e Bélgica, foi uma das categorias mais difíceis, porque exigiu um equilíbrio muito grande nas proporções do físico. No caso do Yuri, com um metro e setenta e nove, o mesmo tinha que atingir 96 quilos na balança.
“Foi uma competição muito difícil com a França, os dois atletas estavam muito similares, mas o Yuri apresentou melhores argumentos e conseguiu trazer esta alegria aos angolanos”, disse.
Além dos atletas mencionados acima, Danilo Carvalho, também esteve entre os competidores na categoria “Classic Physique”, até 1,72 metros de altura que participou na prova Arnold Classic da Europa, versão amadora ocupando o quinto lugar.