Demarte Pena disputou e venceu na passada quinta-feira (3), pela primeira vez o título na categoria de (-61 kg’s) da EFC África. Com o feito, Demarte tornou-se no primeiro lutador africano a conseguir dois títulos em duas categorias diferentes na história da competição.
Numa disputa emocionante e suada, Demarte Pena rendeu o seu adversário e conseguiu mais uma vez levantar a bandeira de Angola no pódio africano mais importante das Artes Marciais Mistas.
De lembrar que o jovem lutador Demarte Pena de 23 anos, natural do Cuando Cubango, ganhou notoriedade no mundo das Artes Marciais, quando venceu em Setembro de 2011 o seu primeiro título na categoria “peso pluma”. Depois disso defendeu o título 5 vezes.
Mas houve uma revira-volta na carreira do lutador teve o seu início no começo do ano quando o jovem lutador tomou a decisão de abdicar-se do cinturão na categoria “peso pluma”. Demarte tinha decidido que não voltaria a defender o título.
Dentre os vários motivos o principal foi o facto do mesmo ter sido obrigado pelos organizadores da competição a disputar o título com o seu colega de academia. Por lealdade ao amigo e para evitar a rivalidade entre “irmãos”, Demarte optou por abandonar o cinturão e descer de categoria saindo da categoria de (66 Kg) para a categoria de (-61 kg). Caso vencesse a disputa pelo novo cinturão Demarte tornaria-se no primeiro atleta na história do EFC a ostentar dois títulos de duas categorias diferentes.