Após CAN´2025 Angola tem como meta o Mundial`2026


Após o apuramento antecipado ao CAN de Marrocos`2025, Angola concentra-se agora nas qualificativas ao Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, a decorrer no México, Canadá e Estados Unidos da América.

Foto: Instagram (faf_angola)

No calendário citado pela Angop, Angola recebe Cabo-Verde no dia 24 de Março, no estádio 11 de Novembro, para a sexta ronda, e joga novamente na condição de anfitriã em 1 de Setembro, diante da Líbia, para a sétima jornada.

Os Palancas Negras, designação da selecção nacional, recebem as Ilhas Maurícias em oito de Setembro e fecham as eliminatórias fora de casa. Eswatini – Angola, em seis de Outubro, na ronda nove, e Camarões-Angola, no dia 13 de Outubro, para a 10.ª e última jornada.

Na 1ª jornada, Angola empatou a zero bolas diante do Cabo-Verde, em desafio disputado no Estádio Nacional, na cidade de Praia, tendo obtido igual resultado ante as Ilhas Maurícias, em Port Louis, na 2ª jornada.

Já na 3ª, a formação de Pedro Gonçalves, com golo de Mabululu, venceu o Eswatini, por 1-0, enquanto na 4ª jornada consentiu empate a uma bola contra os Camarões, com auto-golo de Ngadeu, em partida disputada no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

Na história, a selecção angolana participou apenas uma vez no mundial, em 2006, na Alemanha, tendo terminado a competição em 23-º lugar com dois empates diante do México (0-0) e Irão (1-1), bem como uma derrota com Portugal (1-0). O primeiro e único golo de Angola na competição foi anotado pelo atacante Flávio, após um cruzamento do extremo Zé Kalanga.

Segundo o regulamento da FIFA, os primeiros classificados de cada grupo qualificam-se directamente para o mundial, a decorrer de 11 de Junho a 19 de Julho de 2026. Na classificação do grupo D, Angola ocupa o 4-º lugar, com seis pontos. Camarões lidera com oito, seguido da Líbia (7pts), os mesmos que Cabo-Verde (7pts), na terceira posição. As Ilhas Maurícias figuram na 5ª posição (4pts) e Eswatini é o último, sem pontuar.

Exit mobile version