O Chelsea anunciou, na manhã desta segunda-feira, que o italiano Antonio Conte será o novo técnico da equipe. O contrato do treinador com o clube será de três anos, e ele chega para substituir Guus Hiddink, que ficou interinamente no cargo após a demissão de José Mourinho, em dezembro do ano passado. O novo comandante assume a equipe após a disputa do Campeonato da Europa de 2016, já que ainda é treinador da seleção da Itália.
O actual seleccionador italiano de futebol vai ser o treinador do Chelsea na próxima temporada, anunciou o clube inglês. Antonio Conte, de 46 anos, assinou contrato por três temporadas e vai ocupar o lugar do holandês Guus Hiddink, que deixará o clube no final da época após ter substituído José Mourinho em Dezembro.
“Estou muito entusiasmado com a perspectiva de trabalhar no Chelsea. Sinto orgulho por ser seleccionador nacional do meu país, e só um cargo tão atractivo como o de treinador do Chelsea podia vir a seguir”, admitiu o técnico italiano, citado pela página oficial do emblema londrino na Internet.
Conte confessou ainda estar “expectante” em relação ao desafio diário que representa a Premier League. “O Chelsea e o futebol inglês são vistos em todo o lado, os adeptos são apaixonados e a minha ambição é ter mais sucesso depois das vitórias que alcancei em Itália.”
Enquanto treinador, Conte conquistou a maioria dos troféus nas três temporadas que passou no comando da Juventus: foi campeão italiano três vezes consecutivas e venceu duas Supertaças italianas. Ao leme da squadra azzurra, Conte conseguiu o feito de garantir o apuramento para o Euro 2016 sem qualquer derrota nas dez partidas disputadas.
O futuro treinador do Chelsea ainda irá orientar a Itália no Campeonato da Europa deste ano – a selecção italiana está integrada no Grupo E, onde tem como adversários a Bélgica, República da Irlanda e Suécia. “Estou contente por termos feito este anúncio agora, para tudo ficar claro e podermos terminar com a especulação. Vou continuar concentrado no meu trabalho com a selecção italiana e voltarei a falar sobre o Chelsea depois do Europeu”, sublinhou ainda o novo treinador dos blues.
Antonio Conte será o quinto treinador italiano do Chelsea, juntando-se ao grupo formado por Gianluca Vialli, Claudio Ranieri, Carlo Ancelotti e Roberto Di Matteo.
“Estamos muito satisfeitos por termos garantido um dos treinadores mais respeitados do futebol mundial, e igualmente satisfeitos por o termos feito antes do final da temporada. Isto ajuda ao nosso planeamento futuro. Quero também agradecer a Guus Hiddik, que fez um grande trabalho desde que chegou em Dezembro”, afirmou a directora do Chelsea, Marina Granovskaia.