Angola vence RCA e apura-se ao mundial da Ásia


A seleção angolana de basquetebol sénior masculina conseguiu duas vitórias e uma derrota, em três jogos na janela de apuramento ao mundial da Ásia. Na tarde deste Domingo, 28 de Novembro, venceu a República Centro Africana (RCA), por 78-48, no fecho da sua prestação nesta competição que decorreu no Pavilhão Acácias Rubras, na Província de Benguela.

Este saldo dita o apuramento de Angola para a terceira fase, ainda sem data e local definido. No primeiro quarto Angola venceu, por 20 – 17, no segundo por 10 – 03, no terceiro perdeu para o RCA por 19 – 07, e no último quarto venceu por 31 – 15.

Ao vencer a sua congénere com 31 pontos no quarto derradeiro, a Selecção Nacional sénior masculina garantiu a sua vitória em partida a contar para a terceira e última jornada do Grupo C da primeira janela de qualificação da zona africana para a Copa do Mundo de 2023.

Fiel ao “cinco” inicial, constituído por Childe Dundão, Islando Manuel, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Aboubakar Gakou e Jilson Bango, Josep Clarós “Pep”, viu os seus pupilos entrarem melhor no desafio, à semelhança do que aconteceu nas duas primeiras partidas.

Para a fase seguinte transitam os três primeiros classificados de cada grupo, formando, posteriormente, dois grupos de seis selecções cada um. Apuram-se para a Copa do Mundo de 2023, os dois primeiros classificados de cada grupo bem como o terceiro melhor das duas séries.

Dundão, foi o mais valorizado, com 21, seguido por Aboubakar Gakou e Jilson Bango, com 16 e 15 de valorização, respectivamente. Gakou e Bango foram os reis dos ressaltos, com sete ressaltos cada um. Angola tentou 29 lançamentos de longa distância e converteu apenas 10 (34,5).

Nos outros resultados da competição verificados, no domingo (28), o Mali venceu Cabo-Verde, por 64 – 58. No outro jogo do grupo de Angola, a Cote D’Ivoire, que acabou por ser a primeira do grupo, venceu por 80 – 69 a Guiné Conacri.

Exit mobile version