A selecção nacional masculina de basquetebol venceu na noite desta quinta-feira o Gabão por 104-49, em jogo da segunda jornada do torneio de basquetebol dos Jogos Africanos Brazzaville.
A partida disputada no pavilhão de Makelekele foi completamente controlada pelos vice-campeões africanos, que ao cabo de 10 minutos já venciam por 26-16.
Ao intervalo, a diferença alargou para 57-25 e na penúltima paragem já era de 84-37.
O treinador Carlos Dinis rodou o “banco”, conforme prometerá quarta-feira. Em consequência, cinco jogadores marcaram 10 ou mais pontos.
Gerson Gonçalves, segundo mais utilizado (27:04), foi o cestinha do jogo com 18 pontos, com quatro em cinco nos lançamentos de três pontos, liderou em assistências (4). Seguiu-se Malick Cissé com 13, quatro ressaltos.
Reggie Moore, que foi o melhor marcador da estreia, ficou-se pelos nove pontos, mas foi o melhor ressaltador (6) e assistente (4).
Jone Pedro foi o jogador mais utilizado com 28:21, com nove pontos.
Kobangoye foi o mais realizador do conjunto gabonês, com 10 pontos, e quatro ressaltos Axe Ombango foi o mais eficaz à longa distância, ao converter três dos quatro lançamentos tentados.
Colectivamente, apenas em lançamentos triplos não houve “goleada”, pois os gaboneses conseguiram mesmo suplantar os angolanos por 50-47.
Nos dois pontos, a superioridade angolana foi de 76-33, nos lances llivres, de 71-33, em ressaltos, 33-13.
Em assistências ficou 18-7 e em perdas 9-19.
A turma de Carlos Dinis vai cumprir uma pausa sexta-feira, e retoma sábado diante das Seychelles.
AR/Lusa