Ângelo Victoriano descrito como uma “lenda” do basquetebol angolano


Alguns antigos basquetebolistas angolanos, nomeadamente Paulo Macedo, Aníbal Moreira, Miguel Lutonda, Víctor de Carvalho e Carlos Morais, descrevem as qualidades do único recordista de conquistas com 8 medalhas de ouro em Afrobasket’s. Os desportistas consideraram Victoriano, como uma lenda do basquetebol nacional e africano, considerando que esta perda deixa a modalidade empobrecida.

Foto: Reprodução/JA Online

Paulo Macedo lamentou a morte de Ângelo, e apelou que Angola deve conquistar o Afrobasket 2025, como forma de homenageá-lo pelo contributo prestado ao basquetebol angolano.

“Começamos a jogar juntos aos 16/17 anos, na selecção júnior, com o falecido Romero. Não está fácil, devido à convivência que tivemos. Conheci-o há mais de 40 anos, foi um companheiro de lutas, adversários e depois colegas. Temos que vencer o próximo Afrobasket, para homenageá-lo pela sua grandeza, e ser lembrado como alguém que honrou a camisola da Selecção Nacional”, referiu.

Aníbal Moreira considera uma perda irreparável daquele com quem, por muitos anos, partilhou o balneário, no Petro e na Selecção.

Por seu turno, Miguel Lutonda, descreve o ex-extremo como um dos melhores atletas de todos os tempos que Angola conheceu, e pede a quem de direito para fazer honra e glória pela sua contribuição ao desporto angolano.

“Meu kota, Ângelo Victoriano, como carinhosamente o tratava, que a sua alma descanse em paz. Estou sem alma e sem palavras por tudo que representas em minha vida. Ângelo foi um dos melhores jogadores de todos os tempos, é uma fase muito triste para nós “, referiu.

Víctor de Carvalho, visivelmente comovido, pelo passamento físico do seu antigo companheiro das quadras, afirmou que a carreira de basquetebolista é muito curta, por este motivo é necessário que as instituições de direito dêem o devido apoio enquanto há saúde, ao invés de receber reconhecimento na morte.

Carlos Morais, teve oportunidade de dividir o balneário com Ângelo Victorino, na Selecção Nacional. Carlos Morais, extremo do Petro de Luanda, recorda o antigo basquetebolista como líder e referência para a nova geração.

Exit mobile version