Vinte anos depois, a meia-distância Nair Almeida (do 1º de Agosto) despede-se oficialmente sexta-feira como andebolista, quando defrontar o Petro de Luanda na Supertaça Francisco de Almeida, no pavilhão da Cidadela.
“Chegou a hora de dizer adeus. Não um adeus, mas um até sempre, porque é assim que será. Na sexta-feira, farei o encerramento da minha carreira como jogadora profissional de andebol”, escreveu hoje a atleta nas redes sociais.
Nostálgica, Nair lembrou os anos dedicados à modalidade, considerando terem sido de “muitas alegrias e algumas tristezas, mas as alegrias sobressaem”.
Com mais de 50 títulos de clubes, cinco taças das Nações Africanas, cinco presenças em Campeonatos do Mundo, três medalhas de ouro em Panafricanos, três presenças em jogos olímpicos, a andebolista rubro-negra sublinha que seria de egoísta pedir mais.
“Só me resta agradecer a Deus por esse maravilhoso dom que mudou a minha vida”, realçou Nair Filipe Pires de Almeida.
Agradeceu as direcções dos clubes 1º de Agosto, Petro Atlético de Luanda, Enana, Escolinha de Andebol da Restinga no Lobito, onde tudo começou, a Federação Angolana de Andebol, as associações provinciais de Luanda, Benguela, Comité Olímpico Angolano, Associação de Atletas Olímpicos de Angola, os órgãos de comunicação social e os fãs que sempre a acompanharam.
Nair não esqueceu todos que directa ou indiretamente contribuíram para seu sucesso, nomeadamente treinadores, familiares e amigos. “O andebol é e sempre será a minha grande paixão”, concluiu a andebolista que completou em Janeiro 32 anos de idade.
PERFIL
Nome completo: Nair Filipe Pires de Almeida
Natural: Lobito (Benguela), 23 de Janeiro de 1984
Títulos
14 títulos nacionais
4 pelo 1º de Agosto
10 pelo Petro de Luanda
13 provinciais
12 taças dos clubes campeões Africanos,
8 Taças de Angola
8 Supertaças
5 campeonatos Africanos pela selecção nacional
Participações em Jogos Olímpicos: 2004, 2008, 2012
Cinco participações em Campeonatos do Mundo
Três medalhas de ouro em jogos Panafricanos (Jogos Africanos)
MVP em 2008, no campeonato Africano das nações, realizado em Angola
Fez parte da selecção 7ª classificada no campeonato do mundo de França em 2008, onde marcou 57 golos e sexta melhor marcadora da competição.