A selecção nacional sénior masculino de basquetebol vai defrontar a sua congênere de Cabo Verde, protagonizando assimб um duelo lusófono na primeira jornada do grupo A do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol “Afrobasket`2021”. O jogo está marcado para esta terça-feira (24) de Agosto, às 20 horas, no pavilhão Arena de Kigali (Rwanda).
Trata-se, pós, de um confronto comparado ao retratado pela Bíblia entre o guerreiro Gigante Golias e o pequeno pastor David, cujo desfecho dificilmente será o mesmo daquela ocasião (Golias perdeu).
Em 2017, na prova co-organizada pela Tunísia e Senegal, os angolanos falharam o pódio, num período de claro decréscimo da modalidade que parece já ter sido ultrapasado.
Angola que soma mais de 10 títulos continentais, volta a quadra na quinta-feira diante da RDC e fecha a fase regular no sábado com o anfitrião Rwanda.
O Afrobasket’2021 vai ser disputado por 16 selecções, sendo que o desafio de estreia vai colocar frente-a-frente a selecção da Tunísia e da Guiné-Conacri para o grupo B.
De acordo com o regulamento da prova continental, a decorrer até 5 de Setembro, passam aos quartos-de-final os primeiros lugares dos quatro grupos mais os vencedores dos confrontos entre os segundos e os terceiros.
Constituição da selecção, liderada pelo espanhol Pep Clarós: Hermenegildo Santos, Childe Dundão, Edson Ndoniema, Carlos Morais, Leonel Paulo, Aboubakar Gakou, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Glofate Buiamba, Eduardo Mingas, Teotónio Dó, Jone Pedro e Jilson Bango.
Grupo A – Angola, Cabo Verde, Rwanda (anfitrião) e República Democrática do Congo.
AR/Angop