Depois da eliminação prematura das selecções do Egipto, Tunísia, Marrocos e Nigéria, quinta-feira foi a vez da equipa do Senegal terminar a sua participação no campeonato do mundo de futebol que decorre na Rússia, ao perder por 0-1 frente a Colômbia.
Um golo, de cabeça, de Yerry Mina, a um quarto de hora dos 90′, valeu, nesta quinta-feira, à Colômbia o triunfo por 1-0 sobre o Senegal, garantindo aos sul-americanos um lugar nos oitavos-de-final do Mundial como líderes do Grupo H e aos africanos a sua eliminação da prova.
Os senegaleses, que precisavam de apenas um ponto para se apurarem, ficam pelo caminho devido ao critério de disciplina, já que viram mais cartões amarelos do que o Japão, equipa com quem terminaram em igualdade pontual e também nos restantes critérios de desempate (diferença de golos e golos marcados).
A Colômbia fez o seu golo aos 74 minutos, quando o defesa Mina marcou de cabeça o tento que deitou por terra o sonho do Senegal em tornar-se na única selecção do continente africano a garantir o apuramento para os oitavos de final da prova.
Quem tem razões para sorrir é o Japão, que também perdeu com a já eliminada Polónia no outro jogo do Grupo H mas, como terminou a fase de grupos com menos dois cartões amarelos, segue em frente, deixando África sem nenhum representante nos oitavos-de-final do Mundial.
É a primeira vez na história dos Campeonatos do Mundo de futebol que o desempate entre duas selecções é feito tendo em conta o número de cartões amarelos vistos durante os jogos da fase de grupos. E “a fava” saiu ao Senegal, que viu os seus jogadores receberem seis cartões amarelos contra apenas quatro mostrados aos japoneses.