O 1º de Agosto conquistou nesta segunda-feira, no Namibe, a super taça Vladimiro Romero em basquetebol sénior masculino, ao vencer o Petro de Luanda, por 85-83, na final disputada no pavilhão arena “Weliwítschia Mirabilis”.
Procedeu a entrega do troféu, o governador provincial, Rui Falcão, que na ocasião regozijou-se pelo facto das duas equipas da maior montra do basquetebol angolano terem proporcionado um bom espectáculo perante o público namibense.
Rui Falcão disse esperar que actividades do género se realizem constantemente fora da capital do país, por forma a massificar o desporto em todas as províncias.
“Prometemos que depois do campeonato do mundo de Hóquei em Patins, iríamos continuar a usar o pavilhão. Neste momento trouxemos as equipas de basquetebol, posteriormente traremos as do andebol e outras modalidades para aproveitarmos as infiras estruturas construídas de raiz”, salientou.
Regie Moore anula festa dos petrolíferos no último segundo da partida
Regie Moore, da formação do 1º de Agosto, foi o jogador mais ovacionado pelos adeptos da equipa militar, por anular a festa dos petrolíferos com um triplo no último segundo do quarto período, fazendo (85-83), na final da super taça Vladimiro Romero.
O 1º de Agosto entrou no primeiro período a surpreender os petrolíferos, terminando a vencer por (29-15). Mas o Petro conseguiu inverter o resultado no segundo período, com uma diferença de 8 pontos (23-15).
No quarto período, as duas formações mostraram-se mais agitadas e velozes nos sectores quer defensivo, quer ofensivo, ao qual nos últimos 34 segundos do jogo encontravam-se empatados (81-81). Mas o Petro ainda conseguiu distanciar-se do seu adversário aos 24 segundos, com uma diferença de um ponto (83-82).
No último segundo da partida, numa altura em que os adeptos petrolíferos já se encontravam em festa, o experiente Regie Moore anulou o resultado com um triplo, dando assim a vitória ao 1º de Agosto por (85-83).