Cremilda de Lima leva ” A quinta dos Girassóis” ao mais pequenos


Numa parceria entre Camões/ Centro Cultural Português e Plural  Editores, a escritora Angolana Cremilda de Lima, levou nesta quarta-feira (09), aos mais pequenos  “A quinta dos Girassóis”, sua mais recente obra literária com as ilustrações de Fernando Hugo Fernandes, na Avenida de Portugal nº 50, em Luanda.

cremilda de lima

A escritora de nacionalidade angolana Cremilda de Lima, teve a ideia de levar ao mais pequenos com a obra ” A quinta dos Girassóis”, o dia a dia de duas personagens Lutukuta e Mussolovela, que viviam perto do Lubango e trabalhavam com afino do nascer ao pôr do sol no cultivo de girassóis e outras espécies agrícolas.

Cremilda leva ainda as virtudes do cultivo dos girassóis, que servem para alimentação de animais, para os homens e para ser utilizada como planta medicinal. Conta as brincadeiras e aventuras dos filhos dos fazendeiros, Vissolela, Tchileza, Kiari, Kazumbis e Lutuima o mais pequeno que adorava brincar e correr entre os girassoís da fazenda do pai.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, mais conhecida no mundo da literatura por Cremilda de Lima, nascida em Luanda a 25 de Março de 1940, já publicou várias obras, destacando-se “O balão vermelho”, “Mussulo uma Ilha Encantada”, “A Kianda e o Barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico e Outras Estórias”, ”A múcua que baloiçava ao vento” e o ”O Tambarino dourado”,  “Baía das pipas” e outros trabalhos que lhe garantiram o mérito e reconhecimento que teve ao ganhar na XVI Edição do prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura pelo conjunto de suas obras.

cremilda de lima cremilda de lima icremilda de lima cremilda de lima

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!