Uma criança suíça de 10 anos, Maximilian Janisch, que concluiu as provas de um bacharelato em matemática com a nota máxima, vai frequentar um curso especial na Universidade de Zurique, divulgou hoje a instituição de ensino.
De acordo com a universidade, a criança, reconhecida como um pequeno génio da matemática, terá um acompanhamento personalizado, que irá incluir reuniões, de duas em duas semanas, com um professor para analisar questões relacionadas com o curso, publicou a Sic noticias.
Os pais da criança, dois alemães residentes na Suíça, quiseram inicialmente matricular o filho na faculdade de matemática, mas a instituição recusou na altura a matrícula porque Maximilian não tinha concluído com sucesso todas as provas do bacharelato.
“Esta é a primeira vez que recebemos um aluno tão jovem e tão dotado no nosso programa ‘Junior Euler Society’, direcionado para estudante do liceu sobredotados”, afirmou, em declarações à agência France Press, o professor Michael Hengartner, presidente da Universidade de Zurique.
Maximilian é filho de um professor de matemática reformado, um alemão de 67 anos, e de uma economista de 48 anos. Filho único, Maximilian frequenta atualmente uma turma com alunos de 13 anos.
Numa entrevista publicada em julho passado no jornal SonntagsZeitung, Maximilian admitiu não ter muitos amigos.
“Não sou especializado em fazer amigos”, afirmou a criança de 10 anos.
“Não encontro ninguém com quem possa falar sobre Arquimedes (matemático e físico grego) e a maioria não sabe quem é Gauss (Carl Friederich Gauss, um célebre matemático alemão que morreu em 1855)”, disse Maximilian, ao jornal suíço.
Maximilian tem aulas diárias de matemática com o pai.
0 Comentário