O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Serguey Lavrov garantiu nesta segunda-feira (5), em Luanda, que o primeiro satélite angolano denominado Angosat 1, produzido e lançado para o espaço por uma empresa daquele país, continua em órbita e deve entrar em serviço em Abril próximo.
Nos últimos tempos têm sido veiculadas informações segundo a empresa Roscosmos, teria perdido o contacto com o primeiro satélite angolano e que a “falha” pode ter sido causada por um curto-circuito.
No entanto, Serguey Lavrov, que fez este pronunciamento em conferência de imprensa, em Luanda, não confirma essas informações e refere que o satélite entrará em serviço no mês previsto, Abril.
Vale recordar, que o primeiro satélite angolano “Angosat-1” foi colocado em órbita no mês de Dezembro e rapidamente ficou envolto em polémica devido a um conjunto de avarias.
O primeiro satélite angolano, o Angosat, um investimento do Estado angolano de 320 milhões de dólares .
Angola torna-se assim no sétimo país africano, ao lado da Argélia, África do Sul, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, com um satélite de comunicações em órbita