Poucos dias depois de desmentir alegada abertura de concurso público na área de saúde, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou neste final de semana em Luanda, que o sector tem espaço para albergar um total de cinco mil e 85 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, terapeutas e pessoal de apoio hospitalar, por conta disso será realizado um concurso no próximo mês.
Sílvia Lutucuta admitiu que existem mais 2 mil pessoas formadas na área da medicina mas estão desempregados e por conta disso neste momento estão a ser tratados os pressupostos legais e toda a tramitação necessária para o arranque do concurso público, de modo a evitar qualquer imprevisto.
“Este concurso vai ter uma especificidade própria, se comparados com os já realizados até aqui, pois, além de admitir quadros, vai iniciar, também, em simultâneo um programa de formação… Identificamos as especialidades de ginecologia e obstetrícia, medicina familiar, pediatria, medicina interna, cirurgia geral, saúde pública, anestesia, cuidados intensivos e ortopedia. São áreas em que vamos investir mais”, realçou.
A ministra apelou ainda a população a não se deixar levar pelas pessoas que alegam ter influências dentro do sector em questão, e que por conta disso acham que poderão ter alguma facilidade em serem admitidos no sistema, bem como frisou que não haverá espaço para suborno.
“Não precisam subornar ninguém, nem tão pouco recorrerem às agências. O concurso vai ser feito apenas pelo Ministério da Saúde, a vários níveis. As pessoas só têm que apresentar as candidaturas e concorrerem”, aconselhou.