Por falta de condições financeiras, a província da Huíla não realiza um concurso de miss desde 2015, e por este motivo, Vilma Lopes foi a escolhida pelo comité para representar aquela província no concurso de beleza feminina em Angola, que estabelece a participante para a Miss Universo e também indica a representante no Miss Mundo do mesmo ano.
Conforme explicou o presidente do Comité Miss Huíla, Yuri Octávio, em declarações à Angop, Vilma Lopes, eleita a mulher mais linda da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, em 2014 reúne qualidades para representar a província condignamente.
Na sequência dos acontecimentos, Vilma Lopes, de 21 anos de idade, estudante do 4º ano do curso de Engenharia Eletrónica, do Instituto Superior Politécnico da Huíla, na Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), está pronta para representar a província no concurso e está a preparar-se para conquistar a coroa de Miss Angola.
Contudo, a província da Huíla terá representante no miss Angola, sendo que Stiviandra de Oliveira, em 2006, e Whitney Shikongo em 2015 representaram aquela província no referido concurso.
Vale relembrar, que concurso de beleza feminina em Angola realizado anualmente, em dezembro, tem o calendário alterado, desta feita, a gala de eleição será realizada em Março do corrente ano , em Luanda.