Os avós que passam dias a cuidar de seus netos tem probabilidade de viver 10 anos a mais do que aqueles que não tiram nem um minuto para participar da rotina de uma criança, de acordo com uma pesquisa feita na Alemanha.
Os avós são membros da família, podendo ser maternos, isso ‘pais da mãe’ e ou paternos ‘pais do pai’. Os avós são a parte essencial do que se entende por família extensa. Em cultura tradicionais, os avós têm um importante papel na educação das crianças.
Durante o estudo de campo os resultados mostraram que a maioria dos avós que convivem com seus netos, cuidam deles, participam das suas actividades diárias, educação, reduziram cerca 37% o risco de mortalidade. Ao contrário daqueles que não têm netos ou não lidam todos os dias com os mesmos.
Os pesquisadores consideram que conviver com a família ajuda os idosos fisicamente e psicologicamente. Além disso, acreditam que o estudo sustenta uma teoria evolutiva chamada Hipótese da Vovó, que tenta explicar porque os seres humanos vivem tanto tempo depois da sua fase fértil acabar.