Os estudantes da Escola Nacional de Música Kaposoka serão submetidos a uma formação intensiva, numa acção a ser orientada por professores afectos à Orquestra Nacional Sinfónica da Venezuela, cujos integrantes se encontram no país desde terça-feira.
Falando em conferência de imprensa, a responsável da delegação venezuelana, Liliana Arvelo, realçou que a acção formativa se enquadra no reforço da cooperação cultural entre os dois países.
“Esta visita se enquadra na cooperação bilateral Venezuela – Angola. O intercâmbio resume-se na promoção de acções formativas no domínio musical, tendo, preferencialmente, como alvos os estudantes da Orquestra Kaposoka“, afirmou a responsável da comitiva.
O curso, de acordo com a responsável, terá a duração de 15 dias, podendo também envolver outros interessados que não tenham ligação com a Orquestra Sinfónica Kaposoka.
A comitiva da Orquestra Nacional da Venezuela integra ainda o director de formação e desenvolvimento, André Gonzales, e um grupo de professores de música.
Liliana Arvelo ressaltou que esta é a primeira vez que integrantes da Orquestra Nacional Sinfónica da Venezuela visitam Angola, sendo o primeiro país africano a concretizar o intercâmbio com o sistema de orquestras sinfónicas venezuelano.
Formada em 10 de Outubro de 2008, a Orquestra Sinfónica Kaposoka integra 620 crianças, das quais 55 se apresentam, regularmente, em concertos dentro e fora do país.
Por:Luandense Consciente