Cemitérios de Luanda têm sido um ponto estratégico de venda para ambulantes


Dos assaltos à venda de comidas e bebidas, é assim que alguns cemitérios da cidade capital têm funcionado nos últimos tempos, vendedores ambulantes têm usado os mesmos como ponto estratégico de venda de seus produtos. O AngoRussia, foi durante uma semana em alguns pontos da cidade de Luanda para acompanhar as vendas de alguns ambulantes nas portas dos cemitérios.

Homens e mulheres aproveitam os dias de enterro para venderem de tudo desde bebidas, comidas, flores e bens materiais. Sem se importarem com a presença da policia ou fiscais, os vendedores ambulantes desafiam os perigos e seguem seus percursos.

O jovem Chico natural de Benguela, contou que normalmente tem vendido seus produtos nas paragens de taxis e autocarros, mas quando sabe que terá um enterro prefere circular pelas portas dos cemitérios porque tudo anda muito mais rápido. As pessoas têm pelo habito comprar uma ou mais garrafas de água, gasosas e cerveja antes de entrarem no cemitério.

Uma vendedroa que não quis se identificar, oriunda das mediações do cemitério da Santana, disse que acordar cedo as vezes é rentável, uma vez que podes ocupar um lugar em que as pessoas têm fácil acesso aos produtos, mas disse que vender no local é muito perigoso não só pelas corridas da policia como também dos jovens assaltantes que não respeitam o negocio dos outros, “bebem constantemente prometem pagar e nunca fazem o pagamento.”

Já a outra senhora que instala sua cadeira e negocio na porta do cemitério da Camama, disse que “vender em dias de enterro é mais lucrativo do que circular na rua”. Mas contou também que já teve vezes que perdeu tudo porque sabia que é proibido a comercialização de produtos em frente a um cemitério, mas como precisava despachar as coisas para levar o dinheiro do jantar para as crianças, acabou por cair nas mãos dos fiscais.

Por mais que sejam avisadas pelas autoridades que não podem fazer das portas de cemitérios um local de vendas, os vendedores ambulantes não se sentem intimidados e arriscam suas próprias vidas. Cemitérios como  do Benfica, Camama, Santana, Mulemba ’14’, estão entre os mais rodeados por comerciantes de quase todos os pontos de Luanda.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!