“Pise descalço só onde sua saúde estiver a salvo”, adverte Especialista


A sensação de abandonar os sapatos e andar descalços transmite um alívio, porém esconde os riscos de contaminação por fungos, bactérias, parasitas e não só.

pes-nos-chao

No piso limpo de casa não há problemas em andar descalço, inclusive pode fortalecer a sola do pé. Fora desses locais andar sem nenhum calçado sugere o risco de contaminação por fungos, bactérias e parasitas, além de riscos físicos (pregos ou objetos pontiagudos que podem perfurar a sola), afirma o patologista clínico e médico de família da Diagnósticos da América, Francis Albert Fujii.

A quantidade de fungos e bactérias que oferecem riscos para o corpo é enorme, e passear descalço em lugares inusitados é como um chamariz para cada uma delas. As principais doenças são: Micose e Bicho Geográfico.

Dentre as doenças causadas por fungos, destaca-se a “Pedis” ou popularmente “frieira” sendo a micose mais comum. Pode se manifestar no meio dos dedos com fissuras (rachaduras) ou na planta dos pés, também com aspecto descamativo ou com vesículas (pequenas bolhas).

Bicho Geográfico é uma doença de cães e gatos, cujo intestino abriga as larvas transmissoras da doença. Elas saem pelas fezes dos animais e, encontrando um ambiente externo propício (a areia da praia, por exemplo) permanecem vivas até entrar em contato com a pele humana, penetrar por ela e causar doença no homem. Aparecem “desenhos” na pele e leve coceira.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!