As dores nas costas são uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, e tratá-las também pode ser doloroso – física e monetariamente.
As ‘soluções’ tradicionais passam por analgésicos ou cirurgia, mas os cientistas parecem ter descoberto a capacidade curativa das células-tronco dos próprios pacientes no tratamento de discos lesionados.
Como reporta a revista Men’s Health o mais recente procedimento para tratar as dores nas costas chama-se células-tronco mesenquimais multipotentes e consiste em remover células estaminais da medula óssea ou da gordura do paciente e depois reinjetá-las, numa forma concentrada, nos discos espinais danificados e que provocam a dor.
Este tratamento cria um ambiente pró-crescimento para ajudar a curar o tecido do disco lesionado – dando mais potencial curativo e reparador ao próprio corpo, como destaca Jeffrey Zeckser, especialista em ortopedia com células estaminais que recentemente publicou um artigo científico sobre o tratamento.
Num estudo que está ainda a decorrer e que envolve 100 pacientes, 69% dos que receberem uma injeção de células estaminais relatou uma diminuição de 50% na dor nas costas após um ano.