Foi com a “dupla-maravilha” Marek Hamsik-Vladimir Weiss e uma dose de sofrimento no fim que a Eslováquia conseguiu a primeira vitória da sua história num Europeu de futebol. A equipa eslovaca venceu a Rússia por 2-1, continuando a sonhar com a passagem aos oitavos-de-final e deixando a Rússia sob pressão.
A Eslováquia colocou-se em vantagem aos 32 minutos num lance de contra-ataque. Tudo começou com um belo passe de Marek Hamsik para as costas da defesa russa e terminou com um bom trabalho de Weiss, a tirar dois defesas da frente e a bater Akinfeev.
E a três minutos do intervalo, surgiu um dos grandes momentos deste Euro 2016 até agora. Na sequência de um canto curto marcado Weiss, jogador que alinha no Al Gharafa, do Qatar, treinado por Pedro Caixinha, Marek Hamsik fez um grande remate, com a bola a bater no poste e a entrar – este é um dos mais fortes candidatos a melhor do golo do Euro até agora.
A Eslováquia controlou depois grande parte da segunda parte, mas a Rússia voltou a acreditar quando, a dez minutos do fim, Glushakov reduziu para 2-1, após passe de Shatov, o mais criativo dos russos.
Com este resultado, a Eslováquia soma agora três pontos, enquanto a Rússia continua com um. Na última jornada do Grupo B, os eslovacos defrontam a Inglaterra e a Rússia defronta o País de Gales.