Kuito – O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, anunciou nesta quarta-feira, na cidade do Kuito, província do Bié, que as escolas do ensino superior da Universidade José Eduardo dos Santos poderão ter novos cursos, a partir de 2013, visando diversificar a escolha dos candidatos, essencialmente a juventude.
O governante, que falava à imprensa local quando procedia ao balanço da visita que efectuou nesta região, sublinhou que o ministério de tutela e o governo local pretendem, no próximo ano, aumentar mais cursos nas unidades orgânicas públicas.
Sem revelar os cursos, afirmou que a iniciativa visa atender à procura de novas oportunidades de formação por parte dos jovens, acrescentando haver já acordo entre o sector de tutela e o governo do Bié para introduzir mais cursos no currículo académico na região.
Asseverou ainda que está a decorrer a bom ritmo a preparação dos temas que permitem a introdução de novos cursos e brevemente serão apresentados e enquadrados de uma maneira aceitável.
Adão do Nascimento reconheceu ainda haver condições aceitáveis das infra-estruturas das Escolas Superiores Pedagógica e Politécnica do Bié, tendo assegurando que o sector tudo fará para que, em parceria com o executivo local, passe a surgir novas instituições de ensino superior público.
A Escola Superior Pedagógica do Bié ganhou nesta quarta-feira três laboratórios, uma quadra polidesportiva e um jardim denominado “12 de Maio”, inaugurados pelo ministro do Ensino Superior.
Entre os laboratórios inaugurados pelo ministro constam de Química, Física e de Informática, para servir, principalmente, os discentes universitários da instituição.
O campo polidesportivo vai albergar as modalidades de futsal, basquetebol, andebol, entre outras actividades desportivas.
Entretanto, no quadro da sua visita, além de inaugurar os empreendimentos, o ministro Adão do Nascimento percorreu o Instituto Superior, nomeadamente as 11 salas de aulas, os gabinetes dos directores -geral e adjuntos, biblioteca, salas de professores, distintos departamentos, assim como manteve uma reunião com os docentes e discentes.
A Escola Superior Pedagógica do Bié conta com as especialidades de matemática, geografia, física, psicologia, educação primária e pré-escolar.
Criada em 2005, no âmbito do programa de expansão do ensino superior em todas as capitais provinciais, está circunscrita à 5ª região académica da Universidade José Eduardo dos Santos, tendo já formado 170 licenciados em áreas da educação.
A Angop apurou ainda que a instituição controla mais de mil e 100 estudantes, tendo ingressado neste ano lectivo mais 348 novos discentes, situação que anima as autoridades administrativas e governativas.
As aulas são ministradas por 54 professores, dos quais 33 angolanos, 20 cubanos e uma brasileira.
Já na Escola Superior Politécnica, o ministro inteirou-se do seu funcionamento e percorreu as áreas directivas da Politécnica, que conta com 13 salas de aulas e capacidade de albergar 45 estudantes cada, gabinetes dos directores adjuntos para área científica e académica, sala de professores, entre outras.
A Escola Superior Politécnica controla mais de 350 estudantes, nas especialidades de Contabilidade e Gestão e Enfermagem Geral. São assegurados por 33 docentes, entre expatriados e nacionais.
Quanto às instituições de ensino superior privado, o ministro Adão do Nascimento visitou instalações da Universidade Sol Nascente.
Testemunharam o evento a governadora em exercício do Bié, Ana Maria Muvuay, o reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões, membros do Governo local, docentes universitários, convidados e outros.
Fonte: Angop