A Samsung voltou a apostar na proteção contra água com a chegada do Galaxy S7 e do Galaxy S7 Edge. Os smartphones tiveram lançamento neste domingo (21), em um evento que precede a abertura do Mobile World Congress (MWC). Quem quiser comprar os top de linha da família Galaxy poderá escolher entre a tela de 5,1″ do S7 normal e 5,5″ do S7 Edge. O S7 faz a tríade dos celulares mais desejados, que ainda com o futuro iPhone 7 e o LG G5.
O evento ‘Unpacked’ era de grande expectativa para os entusiastas da Samsung. O evento, aliás, pode ser visto em realidade virtual através de um Gear VR.
Através de dois smartphones a formar o X de Galaxy, o Samsung confirmou os dispositivos, mostrando de seguida os dispositivos no vídeo e nas mãos de DJ Koh.
“Estes são os dispositivos que vêm da re-imaginação do que um smartphone pode fazer e deve fazer”, afirmou DJ Koh, presidente do negócio de comunicações móveis da Samsung, referente aos novos S7.
“O S6 e o S6 Edge foram grandes inovações, mas o S7 e o S7 Edge vão ainda mais longe”, afirmou Justin Denison, vice-presidente da estratégia de produto da gigante sul-coreana.
De acordo com os rumores está a câmara, que perde o seu ‘alto’ na parte traseira e, agora, fica “ao nível do vidro”.
O Galaxy S7 Edge terá um painel lateral com mais funções e mais conteúdos que o antecessor e terá ainda mais ao longo dos tempos, tendo aberto a SDK aos programadores.
A funcionalidade ‘Always-On Display’, que a LG introduziu hoje no G5, está também confirmado: o ecrã dos S7 estarão sempre ligados para dar informações como as horas, data e notificações.
Os Galaxy S7 e S7 Edge são à prova de água até um metro de profundidade e têm capacidade para cartões microSD, sem prejudicar o design do dispositivo.
A câmara foi melhorada. Terá uma abertura de F1.7, a “maior abertura num smartphone”. “A câmara funciona como o olho humano” com a tecnologia dual pixel, sendo muito rápido a focar nas novas imagens. A câmara do S7 Edge tem 12MP.
Depois de muitas comparações com o iPhone 6S Plus, a gigante sul-coreana ‘roubou’ uma funcionalidade à Apple.O Motion Panorama permite captar fotografias em panorámicas com elementos em movimento, semelhante ao Live Photos da tecnologia de Cupertino.
A CPU dos S7 é 30,4% que os S6, sendo uma melhoria considerável em relação aos anteriores modelos da Samsung. A GPU é 63% mais forte que os S6.
A nível de bateria, os S7 têm 3.000 e 3.600 mAh de potência e Denison afirma que “é possível ver uma temporada de ‘Game of Thrones’ com um único carregamento”.
Os Galaxy S7 e S7 Edge são os primeiros smartphone com Vulkan API, uma tecnologia que, segundo Justin Denison, permite tirar o melhor possível do desempenho gráfico do smartphone, que diz ser “o melhor para jogar”.
A nível de especificações, o Galaxy S7 terá ecrã Super AMOLED de 5.1 polegadas, memória RAM de 4GB e 32GB de memória interna, expansível até 200GB com cartões microSD e o processador será Qualcomm Snapdragon 820.
Já o Galaxy S7 Edge, o ecrã Super AMOLED dual edge curved tem 5.5 polegadas, bateria de 3.600 mAh, memória RAM de 4GB, 32GB de memória interna, expansível até 200GB.
E a Samsung tem uma prenda: para quem está nos Estados Unidos ou na Europa e encomendar um dos Galaxy S7, terá direito a um Gear VR de forma gratuita. As pré-vendas abrem em poucos dias, com o dispositivo a chegar às lojas logo no dia 11 de março.
São 4 GB de memória RAM. A bateria depende do modelo: 3.000 mAh para o Galaxy S7 e 3.600 para o Galaxy S7 Edge. Vale lembrar que a tela maior exige mais energia.Mark Zuckerberg apareceu de maneira inesperada para falar da tecnologia de realidade virtual. Ele fez observações sobre a implementação do recurso no Facebook.
Também neste segmento da apresentação da Samsung houve o lançamento da câmera Gear 360º. Ela possui duas lentes do tipo fisheye com 15MP cada e permite capturar fotos e vídeos (MP4 em H.265 com resolução de 3840 x 1920 pixels e 30 quadros por segundo). Desta forma, o usuário pode depois rever os momentos em 360º, como se estivesse dentro da cena. É necessário comprar também óculos de realidade virtual, como o Gear VR da Samsung ou o Oculus Rift, da Oculus, para assistir à gravação.