O anestesistas ruandês, Dr. Paulin Ruhato Banguti, tornou-se um dos primeiros beneficiários do Prémio de Inovação WFSA. Este é o primeiro prêmio dado pela Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas (WFSA), que teve sua cerimonia no passado dia 28 de Setembro em Hong Kong.
A inovação do Dr. Banguti foi um dos seis projetos que recebeu este glorioso prêmio, outros beneficiários incluem Dr. David Peel (Inglaterra) Dr. Aruna Wickramasinghe (Sri Lanka), Dr. Neha Singh (India), Dr. John Hyndland (Nova Zelandia), e tambem um time de Doctores Canadenses, que incluem: Dr. Christopher Hudson, Dr. Viren Naik e Dr. Emma J Stodel. Estes seis projectos participaram da Cerimonia Mundial de Anestesiologistas no passado dia 28 de Setembro em Hong Kong.
Segundo um comunicado oficial à impressa a organização delineou a atribuição deste prémio ao Dr Banguti, afirmando que:
” Dr Paulin Ruhato Banguti, Consultor Anestesiologista que trabalha no Hospital Rei Faisal em Ruanda, ganhou o prêmio por sua Rede de Prática de Anestesia (RPA) em todo o país para a educação, orientação e segurança dos pacientes em Ruanda”.
A RPA do Dr. Banguti, facilita anestesistas e outros profissionais de saúde em todos os distritos rurais no Ruanda para comunicarem-se uns aos outros e mentores experientes garantirem a melhoria e a manutenção de elevados padrões de assistência médica por meio da assinatura de protocolos de prática organizada. O Dr. Banguti delineou a importância de seu projeto em um comunicado à imprensa :
” A RPA é altamente inovadora em Ruanda, onde muitas vezes os profissionais de saúde trabalham isoladamente e a hierarquia adiciona um medo de falar sobre a segurança do paciente. Melhorias da prática são difíceis de fazer sem apoio. Protocolos simples e listas de verificação pode salvar vidas. Através da educação e orientação , a RPA apoia técnicos de anestesia e outros prestadores de cuidados de saúde em melhorar os cuidados maternos em Ruanda “.
Fonte: MyAfricaNow