A circulação rodoviária iniciou hoje, nos dois sentidos, na ponte que substitui a “ponte molhada”, entre o Benfica e Talatona, em Luanda – anunciou a Direcção Nacional de Infraestruturas Rodoviárias (DNIR).
A ponte tem 11m de largura, 200m de comprimento. A sua construção obedeceu os pressupostos exigidos pela engenharia civil moderna, desde a elaboração do projecto, preparação do terreno e todo o processo de execução bem como a fiscalização – explica um comunicado da DNIR.
Um total de 60 operários, na sua maioria jovens nacionais, trabalharam na edificação da infra-estrutura que tem duas faixas de rodagem e duas de passeios.
As obras da ponte tiveram início em Setembro de 2014 para substituir a ponte molhada sobre o Rio Cambamba.
Construída como passagem alternativa entre o Benfica e o antigo Futungo de Belas, a Ponte Molhada foi inúmeras vezes interdita, no período de chuva, falta de segurança, pois o volume de água aumentava e provocava forte correnteza que arrastava troncos de árvores de grande porte e outros detritos sólidos. Há o registo de viaturas ligeiras e pesadas que foram levadas pela força das águas.