Olímpio Cipriano de fora do Afrobasket 2015


O extremo Olímpio Cipriano foi afastado da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina, que prepara o Afrobasket2015, por lesão, informou hoje à Angop o técnico Moncho Lopez, que chamou Braulio Morais (Libolo) e Malick Cissé (1º de Agosto).

Olímpio Cipriano

De acordo com o seleccionador nacional, Cipriano não recuperou da lesão na mão esquerda, sente dores no joelho e não vai a tempo de se juntar ao grupo, uma vez que a selecção viaja hoje para a Espanha e quinta-feira começa a efectuar os jogos de controlo.

Esta posição é tornada pública depois de, na noite de terça-feira, o médico da selecção, Agostinho Matamba, em declarações à imprensa, por ocasião da cerimónia de despedida, ter dito haver condição física para o atleta continuar no grupo.

De acordo com o médico, Olímpio Cipriano iria retirar o gesso no braço esquerdo nas primeiras horas de quarta-feira e quando estiverem na Espanha vai fazer durante dois dias uma fisioterapia básica para adaptação. Depois disso, explicou, “poderá treinar sem limites”.

O seleccionador  nacional declarou-se da seguinte forma: “Estou frustrado e muito triste, é um jogador com quem eu contava, mas tive que ser realista comigo e pensar também na carreira do jogador. Esta semana ele tinha que tirar o gesso e treinar com normalidade, mas não aconteceu e começou a sentir dores no joelho. Preferi não insistir e deixar o atleta recuperar bem”.

Moncho Lopez, em face dessa posição, anunciou hoje a convocatória do base Braúlio Morais e o extremo Malick Cissé, para viajar com o grupo.

Quanto as chamadas de Malick e Braulio, o técnico referiu que o jogador do 1º de Agosto é o substituto natural de Cipriano, por se tratar de um extremo, ao passo que o base do Libolo vai aumentar a concorrência na posição, embora possa jogar também a base-extremo, e aumentar o número de jogadores para os amistosos, uma vez que Sílvio Souza pode se juntar tarde.

“Vamos começar a fazer jogos e pretendo trabalhar com 14 jogadores nesta fase, para não sub-carregar os outros, tendo em conta as ausências de Yanick Moreira e Sílvio Souza”, acrescentou.

Em 2011, no Madagáscar, Olímpio Cipriano também falhou por alegada lesão, quando o jogador afirmava que estava apto.

O Afrobasket2015 vai decorrer de 19 a 30 de Agosto na Tunísia e Angola é a detentora do título, ganho em 2013, na Cote d’Ivoire.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!