As relações Estados Unidos-Rússia estão cada vez mais tensas e parecem ter atingido um novo patamar. A Rússia quer investigar se o homem pisou mesmo a Lua. E tudo isto acontece por causa da investigação norte-americana à FIFA Confuso?.
Afinal onde param as imagens originais da viagem do homem à lua? E estão as rochas lunares que o Neil Armstrong e outros astronautas trouxeram para terra? E porque razão os Estados Unidos decidiram investigar a corrupção na FIFA e apontar baterias a Joseph Blatter?
Confuso? Moscovo não gostou que os Estados Unidos pusessem em causa o campeonato do mundo na Rússia em 2018, na sequência do escândalo de corrupção na FIFA.
Decidiram, por isso, retaliar e atingir os EUA no coração. Querem uma investigação internacional à viagem do homem à Lua. Querem saber se Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram mesmo terreno lunar.
“Não estamos a dizer que o a viagem não aconteceu e que os Estados Unidos fizeram um filme a simular a ida à lua mas todos as provas cientificas e culturais, que são legado do homem, desapareceram sem deixar rasto, e essa perda é de todos. Uma investigação irá revelar o que aconteceu”, escreveu Vladimir Markin, porta-voz do gabinete do Comité de Investigação russo, no Izvestia.
Em 2009, segundo a Reuters, a NASA admitiu ter apagado as gravações originais do primeiro homem a pisar a lua e outras 200.000 cassetes com outros momentos, com o objetivo de poupar dinheiro. Desde essa altura, a NASA recorreu a outras fontes como a CBS News para recuperar as imagens, que dizem, estão em melhor qualidade que as originais.
Quanto às rochas, no site da NASA pode ler-se que se mantém no Johnson Space Center. São 380 quilos de rocha lunar recolhida, durante as várias missões à lua.