Um post numa conta falsa do Twitter de Piers Morgan lançou o rumor de que o antigo presidente sul-africano havia morrido. A partir daí, surgiram várias reações à alegada morte de Mandela pelo mundo.
O novo ministro da Cultura chileno, o escritor Roberto Ampuero, pediu desculpas depois de ter prestado uma homenagem póstuma, mas prematura, no Twitter a Nelson Mandela. O ex-presidente sul-africano continua internado em Pretória, pelo quarto dia consecutivo.
“Nelson Mandela acaba de morrer. Um dos combatentes mais sábios e generosos pela dignidade, a igualdade e os direitos humanos. Luto por Madiba”, pode ler-se na mensagem colocada pelo ministro no Twitter.
Duas horas depois, Ampuero veio pedir desculpas pelo lapso, afirmando que “pode acontecer a toda a gente”.
OUTRAS MORTES FALSA DE MANDELA PELO MUNDO
CABO-VERDE: O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou hoje de manhã a morte do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, mas, mais tarde, num comunicado, assumiu o erro, indicando ter partido de uma notícia falsa.
ESPANHA: O tenista espanhol, que venceu domingo em Roland Garros pela oitava vez, escreveu hoje um post em memória de Nelson Mandela. “Perdemos uma das pessoas mais importantes e notáveis do nosso tempo. Descansa em paz Nelson Mandela”, lia-se no Twitter de Rafael Nadal. Pouco depois, a mensagem foi retirada e no seu lugar uma correção: “Tive uma informação errada e por enquanto Nelson Mandela não nos deixou. Que ele permaneça entre nós durante muito tempo. O que ele fez permanecerá para sempre”.
O tenista havia anunciado a morte do ex-presidente da Africa do sul, para os seus seguidores no twitter. Em menos de meia hora se viu obrigado a corrigir o seu ERRO e a pedir desculpas.
Gesto bonito..!!
FAMOSOS ANGOLANOS
Famosos angolanos como a cantora “Celma Ribas” e o apresentador “Victor Hugo Mendes” também já haviam anunciado a morte de Nelson Mandela e dos dois só o apresentador Victor Hugo Mendes se desculpou pelo erro.
A cantora Celma Ribas havia publicado no seu Instagram oficial sobre a morte a 2 meses atras, depois de ter notado o erro simplesmente deletou a imagem sem se preocupar no entanto em pedir desculpas aos fãs dela ou aos admiradores do ex-presidente.
Nelson Mandela mantém-se em estado grave
Ao quarto dia de internamento num hospital de Pretória, o antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, mantém-se na unidade de cuidados intensivos visto que o seu estado de saúde não sofreu qualquer alteração.
O porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj, que esteve preso com Mandela, revela que o antigo presidente sul-africano permanece, ao quarto dia de internamento, na unidade “dos cuidados intensivos” e “o seu estado de saúde não mudou”.
Entretanto, a segurança em torno do hospital Mediclinic Heart, em Pretória, foi reforçada, com a polícia a montar um cordão de segurança e a inspeccionar veículos e peões. Ontem, Mandela foi visitado pela ex-mulher Winnie Madikizela e pela filha de ambos Zindzi.
A actual mulher de Mandela, Graça Machel, tem estado ao lado do antigo presidente desde que este deu entrada no hospital, no sábado.
Mas pouco mais se sabe sobre o estado de saúde de Mandela. As autoridades sul-africanas têm divulgado pouca informação mas são conhecidos os problemas pulmonares do Nobel da Paz desde que, em 1988, lhe foi diagnosticada tuberculose.
Em sete meses, esta é a quarta vez que o primeiro presidente negro da África do Sul, que liderou o combate contra o regime do Apartheid, é hospitalizado.