A cultura de que os homens não precisam cuidar da beleza, estética e, principalmente, da pele ficou para trás. Não menos do que as mulheres, o sexo masculino também sofre com a desidratação, pele oleosa, pelos encravados, espinhas, envelhecimento e até problemas mais sérios, como o câncer de pele.
No caso deles, é preciso ter cautela na hora de se barbear, pois o processo pode irritar a pele do rosto, lesioná-la e até causar problemas dermatológicos. O homem que busca por uma pele saudável, precisa ter uma boa alimentação, além de paciência e atenção diariamente.
1. Cuidados diários com a pele
Os homens não devem usar FPS rotineiramente, creme nocturno específico para cada tipo de pele e fazer os procedimentos dermatológicos, tais como, aplicação de toxina botulínica e preenchimento.
2. Diferenças entre a pele do homem e da mulher
Geralmente, a pele dos homens é mais grossa e mais resistente. A presença da barba que confere uma protecção adicional (é fácil perceber que a região da barba envelhece bem menos que os demais locais da face). Além disso, sofre menos influência dos hormônios, como ocorre nas mulheres. Por outro lado, a concentração de glândulas sebáceas é bem maior na região do nariz. Isso deixa a pele mais oleosa e favorece os poros abertos e a rosácea.
3. Cuidados ao fazer a barba
Sempre deve-se usar um creme de barbear durante o feitio da barba. Além disso, a barba deve ser feita após o banho, com água morna, lâmina nova, de cima para baixo (ao contrário dos filmes de televisão), e sem apertar ou repassar. Após a barba, usar apenas uma loção de sua preferência, salvo nos casos em que se observa as foliculites (pelos encravados). Neste caso, o uso de cremes a base de peróxido de benzoíla se fazem necessários.
4. Pelos encravados
As chamadas “Bolinhas vermelhas” são pelos que se encravam ou infeccionam. São chamados de foliculites. Não são todos homens que as possuem, em geral, negros e pacientes que possuem barba crespa. Isso ocorre pela forma de se barbear de baixo para cima, sem creme de barbear, repassando vários vezes e apertando o barbeador contra a pele.
Há várias opções de tratamento, incluindo o laser. A nova plataforma Solon possui um sistema especialmente desenvolvido para esta finalidade. Produtos a base de peróxido de benzoíla e antibióticos tópicos são opções para acabar com os pelos no rosto. Existem os métodos tradicionais tais como os aparelhos que “arrancam” os bulbos pilares (as raízes), as ceras, pinças, mas sem dúvida o mais procurado é o laser, com alta performance e muito pouca dor.
0 Comentário