A Ericsson e a Unitel, operadora de telecomunicações móveis líder no mercado angolano, demonstraram com sucesso uma solução ponta-a-ponta da tecnologia LTE Advanced (LTE-A) Carrier Aggregation, capaz de suportar velocidades de dados de até 450 Mbps. A demonstração foi feita numa rede comercial e utilizou um espectro de 60 MHz, através do recurso a três portadoras de LTE de 20 MHz cada.
A empresa garante tratar-se da primeira vez que uma velocidade de 450 Mbps (megabits por segundo) é atingida numa rede comercial de LTE em África, sendo “uma das primeiras demonstrações deste tipo no mundo”. Este acontecimento confirma a maturidade e a capacidade da rede da Unitel para suportar esta velocidade de dados em tecnologia LTE-A.
Amílcar Safeca, Administrador e Director-Geral Adjunto da Unitel afirma, em comunicado remetido ao Verangola, que “esta demonstração de velocidades de 450 Mbps na rede comercial LTE da Unitel comprova liderança na inovação tecnológica, não só em Angola, mas também a nível internacional”. O responsável acrescentou que “paralelamente pretende garantir que a nossa rede tem as capacidades necessárias para estar entre as tecnologicamente mais avançadas em África e no mundo. Vamos continuar a trabalhar no seu desenvolvimento para garantir aos nossos clientes a melhor experiência de utilização dos serviços disponibilizados pela Unitel.”
A tecnologia LTE-A Carrier Aggregation permite aos operadores utilizarem o espetro de forma mais eficiente para oferecerem aos seus clientes uma melhor experiência de utilizador, onde quer que estes estejam na rede. Os utilizadores de tecnologia móvel poderão agora beneficiar de downloads mais rápidos e de uma melhor performance das suas aplicações preferidas.
Fredrik Jejdling, Presidente da Ericsson África Subsariana, refere: “A banda larga móvel está a possibilitar um mundo de novas oportunidades, ao facilitar a transformação da indústria e contribuir para a inclusão e capacitação das comunidades. Este facto é particularmente relevante nos países africanos, onde a tecnologia permite o acesso a ferramentas, serviços, conhecimento, entretenimento e informação, que estava anteriormente fora do alcance para a maioria das pessoas”.
A parceria de longo prazo entre a Ericsson e a Unitel tem dado origem a feitos consideráveis no desenvolvimento da tecnologia LTE e de dados em África. Este acontecimento é indicativo de um compromisso comum de contínua inovação e desenvolvimento no continente, refere ainda o documento.
Por:AR/VerAngola
0 Comentário